Administrar e gerenciar um hotel pode ser uma tarefa bastante desafiadora e difícil para a grande maioria das pessoas, principalmente pela falta de consistência ao longo do ano. A palavra-chave para conseguir fazer isso é saber lidar com as reservas diretas.

Saber o que são as reservas diretas e como elas podem impulsionar e muito o seu hotel é parte do trabalho que profissionais desse meio precisam estar ligados para ter um bom rendimento e fazer com que seu negócio se expanda cada vez mais.

Pensando nisso, o texto de hoje irá abordar algumas dicas e orientações que podem ajudar a aumentar suas reservas diretas e conquistar mais hóspedes, alterando e sendo essenciais para mostrar o caminho a ser seguido pela organização.

Independente se…

Seus funcionários utilizam uniformes personalizados para eventos ou se o local prefere uniformes padronizados, todo hotel precisa ter clientes para se manter de pé, como qualquer negócio, e uma das maneiras de se fazer isso é atraindo mais clientes.

Isso é completamente normal e esperado de um hotel, mas parte do trabalho de todo estabelecimento focado para esse tipo de serviço é entender o momento no qual o cliente está, procurando, a partir disso, oferecer o melhor para ele.

Seja oferecendo uma caneca para brinde ou tendo melhor acessibilidade no quesito preços, é importante então entender o que são as reservas diretas e porque o seu hotel precisa saber utilizá-las de maneira correta para atrair um maior número de clientes.

Entender quais ações dentro do hotel que levam ao estímulo dos hóspedes é parte do trabalho que o estabelecimento precisa saber desenvolver, e a partir disso, pensar em estratégias que ajudem a impulsionar e melhorar esse requisito tão buscado pelos hotéis.

Sendo assim, mesmo que a empresa utilize controle de acesso digital, confira o que são reservas diretas e como utilizá-las da melhor maneira possível.

O conceito de reservas diretas

Antes de mais nada, é importante entender os conceitos que abordam as reservas diretas, qual o seu objetivo e a sua importância e impacto no mercado de trabalho. Quanto mais informações sobre recursos do mercado, melhor.

De forma simples e objetiva, as reservas diretas acontecem quando os clientes compram no próprio hotel ou através de seu site, sem o auxílio ou contratação de terceiros. 

Uma agência de viagens, por exemplo, é uma intermediária entre o cliente e o hotel, não se classificando como uma reserva direta, por exemplo.

Independente se o hotel oferece malas personalizadas ou piscina para seus hóspedes, é comum que as pessoas pesquisem em até 3 outros hotéis antes de decidir qual será utilizado, sendo mais um motivo para que o site esteja organizado e funcional.

Em outras palavras, quanto melhor o site estiver desenvolvido, maior a possibilidade de mais clientes o encontrarem e realizarem uma reserva direta.

Porém, as conhecidas OTAS (Online Travel Agencies), também conhecidas como Agências de Viagem Online, têm ganhado cada vez mais espaço entre os clientes, o que diminui e muito o faturamento dos hotéis por taxas e comissões que precisam ser pagas às agências.

Com isso, mesmo os hotéis que possuem adesivos de parede personalizados, tem de buscar alternativas para reverter a situação. 

Primeiros passos

Através disso, podemos dizer que os primeiros passos para realizar essa ação são:

Tudo isso irá depender do tipo de hotel, região onde ele se encontra e o que ele oferece para os seus hóspedes.

Entretanto, na maioria das vezes, todos os itens acima destacados afetam diretamente as reservas diretas e as maneiras como elas se comportam dentro do seu negócio.

Seja oferecendo serviços de display expositor ou oferecendo um grande diferencial em seus serviços de quarto, é preciso utilizar as vantagens e benefícios do mundo online e digital, ou seja, saber se adaptar conforme as necessidades aparecem.

É essencial saber utilizar a tecnologia ao seu favor para promover e impulsionar suas estratégias de negócios e formas de atrair mais clientes, afinal, o mundo todo está buscando novas formas de se atualizar, e os hotéis não devem ser diferentes.

Conclui-se então que, a melhor forma de evitar que as OTAS consigam se beneficiar demais, é seguir alguns passos que podem te ajudar a atrair mais clientes.

Isso pode ser desde práticas e estratégias fundamentais, como serviço de quarto 24 horas, até mesmo disponibilizar palestras de controle de acessos para empresa. O importante é chamar a atenção necessária.

Sendo assim, os tópicos abaixo abordam algumas ações e dicas de estratégias que podem ajudar o seu hotel a atingir tais objetivos. 

1. Comunicação digital é fundamental

Quando se pensa em maximizar os lucros e fazer com que as reservas diretas sejam cada vez mais uma frente de lucros para o seu hotel, é preciso se esforçar ao máximo para que os valores que agências e terceirizadas recebem pela hospedagem seja menor.

Isso significa que os clientes precisam achar primeiramente o seu hotel antes das agências. Em outras palavras, a sua presença digital deve ser maior do que elas, e para que isso funcione corretamente, é preciso de um grande investimento em diversas frentes.

É preciso saber fazer campanhas, promoções e mostrar verdadeiras atratividades para fazer com que os clientes se sintam mais animados e incentivados a fechar negócios e fazer as reservas diretas, seja oferecendo descontos, opções de lazer ou eventos com aluguel de tendas para festas.

Outra estratégia funcional é o seu site ser um foco de boas oportunidades e entregas de informações relevantes para o seu público, seja através do site, canal no Youtube, redes sociais e até mesmo um blog.

Em outras palavras, utilize de marketing de conteúdo como forma de aumentar o alcance da sua marca e fazer com que os clientes conheçam o seu trabalho e prefiram reservas diretas, oferecendo também a eles os canais de comunicação ideais para seus clientes.

2. Priorize a experiência online do usuário

Se tem uma coisa que as pessoas priorizam em sua navegação pela internet é o atendimento durante todo o seu processo de compra. Quanto melhor for a experiência do usuário na internet, mais interessado ficará em seu negócio.

Portanto, pense e sempre invista bastante em diferentes maneiras de atender o público, utilizando os canais de comunicação pré-estabelecidos em seu hotel, buscando oferecer diversas maneiras de negociação e de atender as expectativas do público.

Investir em um site que seja funcional, estiloso e que atraia a atenção das pessoas aumenta a possibilidade dos mesmos se sentirem melhores no domínio e decidirem investir no seu hotel. 

Portanto, lembre-se de sempre buscar diferentes e novas maneiras de fazer com que o usuário se sinta único.

3. O pós-venda é essencial

Muitos falham em não investir em relacionamentos pós-venda. Lidar com os clientes depois de terem comprado seus serviços e produtos é tão importante quanto convencê-los a realizar uma reserva direta, afinal, é necessário saber o quão satisfeito eles estão com o que foi oferecido para melhorar o hotel.

Seja no atendimento, comida ou até mesmo serviços gerais, como serviços de quarto, ao saber o que foi melhor executado e o que não foi, é possível ter um feedback direto sobre como os atributos da empresa impactam nas reservas diretas dos seus clientes.

Enviar promoções e oportunidades é outra alternativa interessante para manter os clientes investidos e interessados em seu hotel, fazendo com que voltem outras vezes para futuras negociações e viagens. 

Em outras palavras, aumenta a taxa de fidelização, garantindo que os mesmos não procurarão por OTAS em uma próxima hospedagem.

Considerações finais

O texto de hoje abordou algumas dicas e orientações de como aumentar as reservas diretas em seu hotel e aumentar o número de hóspedes, fidelizando-os e fazendo com que tanto seu lucro quanto a sua influência dentro do meio.

Uma dica que sempre é importante relembrar é de otimizar ao máximo o seu site e investir no trabalho com CTA, utilizando sempre a tecnologia a seu favor e facilitando diversos processos internos do site e das diferentes formas de usar o meio digital ao seu favor.

Tornar-se autoridade no mercado de trabalho sempre é uma alternativa que, embora mais demorada, é mais fácil de fidelizar clientes e chamar mais atenção para o seu site, fazendo com que o lucro de reservas diretas e o próprio interesse dos clientes em negociar diretamente com o hotel.

Utilize as dicas e orientações ao longo do texto como forma de se ter uma boa ideia de por onde começar e as diversas possibilidades que podem ser abordadas, estudando o máximo possível o seu meio de trabalho e como se diferenciar e ganhar seu espaço no mercado de trabalho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Published On: janeiro 11th, 2022 / Categories: Marketing Digital, Vendas na hotelaria /

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