Nos últimos anos, uma proliferação de smartphones vem ocorrendo por todo o mundo. Não apenas o número de usuários cresce, mas o tempo que cada pessoa utiliza o seu aparelho diariamente, e muitos desses usuários estão acessando sites de hotéis.
Duvida? Então veja estes números de uma pesquisa realizada pelo Ipsos a pedido do Google:
- 86% dos viajantes a negócios fazem reservas online;
- 71% dos viajantes a lazer fazem reservas online.
Segundo outra pesquisa, agora da FGV (Fundação Getúlio Vargas), 168 milhões de aparelhos celulares com acesso à internet estão em uso no país. O estudo mostra também que ainda mais pessoas vão adquirir um smartphone. A previsão é de que 236 milhões de aparelhos estejam conectados em 2018.
O site do seu hotel está preparado para os clientes que, cada vez mais, reservam via celular? Se sua resposta é não, continue a leitura e conheça mais sobre o assunto.
Quais cuidados tomar para ter sucesso online?
Primeiro: cuidado com sites pesados, pois a internet rápida, 4G, é realidade apenas nas principais capitais do Brasil, ainda não funciona corretamente em muitas cidades do interior.
Portanto, um visitante de um site pode não ter paciência de esperar o carregamento total e desistir da reserva; o ideal é sites ou aplicativos simples e leves.
Deve-se considerar, também, o fato de que muitos celulares são pré-pagos, com pacotes de internet limitados. Sendo assim, as pessoas não estão dispostas a gastar parte deste pacote com informações de pouca importância.
Outro ponto de atenção é a facilidade de acesso. As pessoas que buscam por sites de hotéis normalmente também estão ocupadas com outros detalhes da viagem, assim, a aposta deve ser em informações curtas e objetivas, que não tomem muito tempo do visitante.
Para satisfazer estas pessoas, o ideal é que o site do hotel seja responsivo.
Mas o que é um site responsivo?
Um site responsivo é aquele que se adapta a qualquer aparelho que se conecte a ele, seja um computador, um tablet, um smartphone ou uma smartTV.
Para que isso seja possível, é necessário ficar atento ao conteúdo, imagens e layout. Isso tudo deverá se ajustar à tela e à capacidade de transmissão de dados do aparelho do usuário.
Assim, serão facilitados o acesso e a navegação, tornando a experiência do cliente que busca por sites de hotéis bastante positiva e propensa à reserva. O site responsivo possui diversos benefícios, veja abaixo os 5 principais:
1. Melhora a experiência do usuário
Um site responsivo favorece a navegabilidade do usuário sem prejudicar a sua identidade visual. Com uma experiência positiva, as chances de o visitante voltar a acessar e efetuar reservas são muito maiores.
2. Facilita a gestão
Um site responsivo é único, não há a necessidade de outros específicos para cada tipo de dispositivo utilizado pelo cliente. Assim, a gestão é facilitada, pois apenas um site deve ser administrado.
3. Melhora a posição em buscas orgânicas
Quando você entra no Google ou outro buscador e pesquisa algo, os resultados que aparecem no topo são pagos, mas os seguintes e mais acessados são os chamados resultados de buscas orgânicas, que não são pagos e dependem de certas características do site.
O Google considera um site responsivo mais interessante para aparecer no topo dos resultados.
4. Carrega os dados de maneira mais eficaz
Por utilizar imagens, layout e programação mais leves, o carregamento de dados do site ocorre de maneira mais rápida e eficaz. Isso é muito importante para o usuário de smartphone, por poupar tempo e pacote de dados. É o famoso ditado: menos é mais.
5. Acessível em todos os navegadores
Na internet não existe unanimidade: alguns usuários preferem o Firefox, outros são fãs do Chrome… A verdade é que seu site precisa abrir em todos, e é exatamente isso que um site responsivo faz.
Agora que já você já entendeu a importância de proporcionar uma boa experiência mobile para o seu futuro hóspede, veja nosso post sobre como conseguir mais clientes para um hotel!